Representantes de 55 famílias de Gesteira, distrito de Barra Longa, na zona da Mata mineira, elegeram hoje o local onde serão reconstruídas as oito casas e os equipamentos públicos impactados pelo rompimento da barragem de Fundão no acidente da Samarco.

Com 95% dos votos, a área conhecida como “Macacos” foi a escolhida e abrigará as novas oito casas, uma igreja, um salão paroquial e um campo de futebol. À pedido da comunidade, a área de sete hectadres ficará próxima à quadra central do distrito.

Assim como em Bento Rodrigues e Paracatu, os moradores visitaram os terrenos e receberam cartilhas com informações sobre qualidade do solo, água, geologia e vegetação. Com a escolha do terreno, a Samarco iniciará a discussão sobre o projeto arquitetônico e urbanístico, além dos padrões construtivos das moradias.

O próximo passo é conversar com cada família para a definição de detalhes como local, estrutura e padrões de acabamento das residência. A expectativa é que os projetos de engenharia fiquem prontos até o fim do ano. A entrega está prevista para 2019.