Os moradores de Mariana, na região Central do Estado, que estiverem com algum problema de saúde e precisarem passar por tratamento médico em Belo Horizonte não precisarão mais se preocupar por não terem onde dormir a partir de agora. A prefeitura da cidade inaugurou nesta quarta-feira (24) a Casa de Apoio, localizada no bairro Santa Efigênia, na região Leste da capital, bem próximo à região hospitalar, que oferecerá leitos e quatro refeições diárias para os marianenses que são atendidos pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Durante o evento de inauguração, o prefeito Duarte Júnior (PPS) destacou que já há algum tempo vinha conversando sobre a necessidade da criação de espaço de acolhimento em BH. "A pessoa vinha para cá e não tem banheiro de uma forma geral na região hospitalar. A pessoa vem para cá todos os dias da semana e acaba gastando um dinheiro que vai fazer falta na manutenção do cuidado de sua família. Às vezes, o paciente fica o dia inteiro e, se tiver que dormir, não sabe aonde, ou precisa voltar para Mariana e, no dia seguinte, retornar", lembrou. 

O imóvel conta com 78 camas para receber os pacientes e seus familiares, que terão direito a quatro refeições diárias. "Nós criamos essa estrutura para que os marianenses se sintam confortáveis. Aqui eles vão ter onde dormir e ainda terão direito a café da manhã, almoço, janta. Vão poder tomar um banho", pontua o prefeito. 

Ainda segundo Júnior, a Casa de Apoio traz ainda mais segurança para as viagens dos pacientes em tratamento. "Os motoristas saem de Mariana às 3h e, se o paciente atrasa, retorna às 23h, tendo que acordar no outro dia cedo novamente. Imagina o risco que é isso, para a vida das pessoas? Então, agora, o motorista pode descansar quando chegar em BH. Aqui vai ter os carros de apoio que vão levar e buscar as pessoas no hospital", completou o político. 

"Essa casa é sua, você, marianense, tem direito de usar essa casa como se fosse a sua, com mesmo carinho, mesmo respeito, entendendo que é um bem coletivo", finalizou Júnior. 

Leia mais:
Justiça homologa acordos individuais de 83 atingidos pela barragem de Fundão, em Mariana
Mãe e companheira de vítima de Mariana serão indenizadas em R$ 2,1 milhões por Samarco, decide TRT
Bento Rodrigues poderá se tornar sítio de memória sensível