Moradores de prédios no entorno de viaduto são retirados para implosão de alça

Álvaro Castro e Gabriela Sales* - Hoje em Dia
13/09/2014 às 10:39.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:11
 (Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

(Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

Os moradores dos edifícios Antares e Savana, na avenbida Pedro I, região da Pampulha, foram retirados de seus domicílios neste sábado (13). Os edifícios ficam próximos à alça norte do viaduto Batalha dos Guararapes, que desabou em 3 de julho, matando duas pessoas. Os moradores serão encaminhados a um hotel provisoriamente, para que os trabalhos de implosão possam ocorrer em segurança. A detonação dos explosivos está marcada para as 9 horas deste domingo (14).

Os moradores retirados tiveram à disposição o uso de ônibus, que partem do local a cada duas horas. Eles foram encaminhados para o hotel Soft Inn, no bairro São Cristóvão, na região Noroeste de BH, e outros preferiram ficar na casa de parentes. A construtora Cowan, responsável pela obra, está arcando com os custos de deslocamento e hospedagem.

A perícia da Polícia Civil apontou erro nos cálculos do projeto, o que resultou no uso de apenas um décimo do aço necessário nos pilares. A previsão é a de que o inquérito seja concluído em dezembro e encaminhado à Justiça.

Demolição

A alça de 155 metros será demolida em três segundos, com o uso de 125 kg de explosivos. Uma megaoperação foi montada a fim de garantir a segurança no entorno. Mais de 250 pessoas participam, entre elas funcionários da empresa contratada para a implosão, representantes da Defesa Civil, policiais militares e bombeiros. Haverá desvios no trânsito, que serão monitorados pela BHTrans.

(*) Com Letícia Alves - Hoje em Dia

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por