Aproximadamente 100 moradores de Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fecharam trecho da MG-040 no início da manhã desta segunda-feira (5). Eles reivindicam melhorias no sistema de transporte público do município.
 
Para impedir o tráfego, os manifestantes atearam fogo em pneus. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas. A Polícia Militar também esteve no local acompanhando o protesto, que ocorreu no bairro Central Parque. Conforme a PM, o ato aconteceu próximo ao Terminal Metropolitano. 
 
A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) informou que durante à tarde o secretário Murilo Valadares se reuniu com uma comissão formada por moradores da região. Além de Valadares, participaram do encontro o prefeito de Sarzedo e representantes das empresas que prestam serviço no município.
 
Na reunião ficou decidido que a comissão dos moradores irá formular ofício com todas as pautas de revindicações. Com a documentação, a Setop irá iniciar a negociação dos tópicos com a população da cidade.
 
Terminal x protestos
 
Em 9 de dezembro de 2014, o Terminal Metropolitano de Sarzedo voltou a operar após ficar cinco meses fechado. O espaço foi inaugurado em 2 de julho do ano passado, mas foi suspenso após protesto de moradores da região. 
 
Conforme a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), seis linhas alimentadoras de bairros da região e duas troncais levam diariamente 12 mil passageiros a Contagem (Carrefour – Makro e Estação Eldorado do metrô). No total, 25 ônibus circulam no local. 
 
O terminal foi construído em uma área de 16.404,63 metros² e custou aproximadamente R$ 10 milhões.
 
Atualização às 15h22