Moradores do Buritis ficam sem água e recorrem a caminhões-pipa

Raquel Ramos - Hoje em Dia
29/07/2014 às 08:07.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:33
 (Ricardo Bastos)

(Ricardo Bastos)

Moradores da rua Cônsul Walter, no bairro Buritis, região Oeste de Belo Horizonte, pretendem cobrar na Justiça os prejuízos da última semana, quando ficaram sete dias seguidos sem água. Moradores de pelo menos cinco prédios tiveram de contratar caminhões-pipa enquanto a Copasa adiava os prazos para regularizar o abastecimento.

Os problemas com a interrupção da oferta de água na Cônsul Walter, bem como em outras ruas da parte mais alta do bairro, foram causados por um serviço de manutenção no sistema rio das Velhas. Em nota, a Copasa informou que a paralisação já estava programada e que o serviço foi restabelecido na sexta-feira.

Quem vive na região, no entanto, garante que só voltou a ver água saindo da torneira da pia, sem ajuda de caminhão-pipa, no domingo. “No quarto dia de desabastecimento, contratamos esse serviço. Pagamos R$ 220 por 8 mil litros de água”, afirmou Marília Panicali Machado, síndica do edifício Mário Ocano.

Antes de apelar para a compra de água, os moradores pegavam baldes na torneira da garagem, onde era possível encontrar um pouco do líquido pela manhã.

Os mesmos transtornos tiveram as pessoas do edifício vizinho, Village dos Buritis. Com nove apartamentos, foi necessário contratar duas vezes um caminhão-pipa, que forneceu ao prédio 24 mil litros de água, segundo a condômina Mara Assis.

Outros custos

Mas esse não foi o único gasto dos moradores da rua Cônsul Walter. Eles também tiveram que recorrer a lavanderias durante a semana sem água, comeram fora de casa para não sujar panelas e louças, e contaram com o favor de parentes para tomar banho.

“Não é a primeira vez que passamos por essa situação. Enfrentamos os mesmos problemas em outras ocasiões, mas nunca ficamos desabastecidos por tanto tempo”, disse a engenheira eletricista Mara Assis, que mora no Buritis há 12 anos.

A Copasa informou que só se pronunciará sobre o caso se os moradores levem adiante a ideia de recuperar, nos tribunais, as dívidas do período que ficaram sem água.

Cinco bairros afetados

Nesta quarta-feira (30), cinco bairros da região da Pampulha – Castelo, Engenho Nogueira, Jardim Alvorada, Ouro Preto e Paquetá – ficarão sem água. Segundo a Copasa, a paralisação do abastecimento será necessária para que seja feito o serviço de interligação de adutoras na rua Engenho do Sol, entre as ruas Flor do Oriente e Flor de Macieira, no bairro Engenho Nogueira. A situação será regularizada, de forma gradativa, no decorrer da tarde do mesmo dia.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por