Morre político que prometeu trazer o mar para a Lagoa da Pampulha

Hoje em Dia
16/12/2014 às 08:50.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:24
 (Estadão Conteúdo/Arquivo)

(Estadão Conteúdo/Arquivo)

O político Nelson Thibau, de 92 anos, que foi candidato à Prefeitura de Belo Horizonte e deputado federal, morreu na segunda-feira (15) por falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) desde o último dia 10. O óbito foi confirmado às 16h38.

Conforme o Ipsemg, Thibau morava em Belo Horizonte sozinho e, ao dar entrada no hospital, praticamente não falava, não interagia e apresentava infecção urinária. Ele já havia dado ordens para não ser submetido a tratamentos invasivos. Por isso, estava sendo encaminhado para ser assistido na Unidade de Cuidados Paliativos da instituição.

Além de político, Thibau era advogado, radialista e administrador. Ele ficou nacionalmente conhecido por prometer, na campanha de 1962, trazer o mar para Belo Horizonte. Caso vencesse o pleito, ele disse ainda que colocaria um navio na Lagoa da Pampulha para compensar o belo-horizontino a falta de mar.

Na ocasião, ele explicou a ousada promessa. “A gente constrói um aqueduto para trazer a água de Angra dos Reis para Belo Horizonte, retira a água que se encontra represada na Lagoa da Pampulha e faz uma chapada de brita com piche para proteger”.

Ele também propôs criar a "Thibaulândia", um parque de diversão no estilo da Disney para crianças. Além disso, ele apresentou proposta para garantir transporte público e assistência odontológica gratuita para estudantes.

Nelson Thibau tornou-se deputado federal pelo MDB, e faz parte da bancada dos políticos folclóricos na Câmara de Deputados em Brasília.  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por