Mostra relaciona histórias do Museu Histórico Abílio Barreto e do conjunto moderno da Pampulha

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
05/08/2016 às 17:32.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:11

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), apresenta a mostra "O Conjunto Moderno da Pampulha no acervo do MHAB", no Museu Histórico Abílio Barreto, na avenida Prudente de Morais, 202, bairro Cidade Jardim. A exposição relaciona a história de criação do museu com o surgimento do conjunto moderno da Pampulha e fica em cartaz até 17 de dezembro, podendo ser visitada de terça a domingo, das 10h às 17h. Nas quartas e quintas, a mostra fica em cartaz até às 21h. A entrada é gratuita.

Inaugurado em 1943, o conjunto moderno da Pampulha era símbolo da força transformadora empregada por Juscelino Kubitschek na capital mineira. No mesmo ano, foi criado o Museu Histórico de Belo Horizonte, atual Museu Histórico Abílio Barreto. A exposição apresenta essa relação por meio de recortes de jornal, postais, fichas de ônibus, aquarelas, objetos e documentos relacionados ao Conjunto Moderno da Pampulha e que foram recolhidos durante a trajetória do museu histórico.

Para Célia Regina Araújo Alves, gestora do Museu Histórico Abílio Barreto, a mostra é uma oportunidade não só para celebrar o título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela Unesco em julho, mas também para trazer ao público que visita o museu as referências históricas guardadas pela instituição ao longo dos seus 73 anos. "Estes objetos apontam para um passado conservado ainda no frescor dos passos iniciais da novidade trazida pela administração do prefeito JK", disse.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por