Às 3h58 deste domingo (16) dois postes foram completamente destruídos e outro danificado em frente ao Palácio do Governador, na Praça da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte. O prejuízo, que será arcado pelos cofres públicos, foi provocado por Victor Salles dos Santos, 28 anos, que perdeu o controle do veículo que dirigia um Veloster 2013, avaliado em cerca de R$ 80 mil. 
 
Aos policiais que atenderam a ocorrência, Victor contou que seguia da avenida Bias Fortes para a avenida Brasil quando perdeu o controle do automóvel que subiu na calçada. Ele confirmou que teria feito uso de diversos tipos de bebida alcoólica e se dispôs a fazer o teste do bafômetro cujo resultado foi de 0.75 mg/l - quando o máximo permitido é de 0.33 mg/l.
 
O jovem, que não ficou ferido, foi encaminhado ao Detran, onde pagou fiança no valor de R$ 1 mil por dirigir embriagado, além de ter a carteira de motorista (CNH) recolhida. Segundo a assessoria da Polícia Civil, o veículo teve perda total e foi rebocado pela seguradora.
 
O conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Liberdade é tombado pelo IEPHA desde de 1977. A medida contempla todos os edifícios instalados ao redor da praça e estende-se aos jardins, lagos, alamedas, fontes e monumentos da praça, bem como as fachadas de diversas edificações do seu entorno.