Proprietários de veículos e motoristas registrados em Minas Gerais já podem receber as infrações de trânsito pelo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). A solução permite, entre outros, o acompanhamento e o pagamento antecipado de multas com descontos de até 40%.

Nesse caso, porém, é preciso lembrar que o condutor assume que cometeu a infração. Ou seja, ele não poderá apresentar defesa prévia ou  recurso contra a autuação. Além disso, o abatimento só é válido se a multa for paga até a data do vencimento 

Para aderir ao SNE, é necessário baixar ou atualizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Para o delegado Eurico da Cunha Neto, diretor do Detran-MG, o sistema é uma vantagem para o cidadão, que recebe com mais rapidez as notificações de autuação e pode optar por quitar a multa com desconto. “Esse é mais um passo para a digitalização de serviços do Detran-MG. O SNE é, sem dúvidas, uma solução que proporciona agilidade, economia e praticidade”, afirma.

Os proprietários de veículos que não aderirem continuam tendo direito de pagar a multa com 20% de desconto até o vencimento.

O SNE está disponível no aplicativo CDT, o mesmo utilizado para as versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado do Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O aplicativo está disponível na Google Play e na App Store.

Como acessar

  • Baixe o CDT ou, caso já tenha o aplicativo em seu celular, o atualize para a versão mais recente 
  • Abra o aplicativo e digite sua senha do login único do governo federal. Caso não possua senha, realize o cadastro no site www.gov.br
  • Na tela principal do aplicativo, toque no menu, que é o ícone no canto superior esquerdo, representado por “três linhas”
  • Clique em "Preferências" e, em seguida, em “Sistema de Notificação Eletrônica – SNE”
  • Leia com atenção os termos e as condições de adesão ao SNE
  • Caso concorde, marque a opção “Li e concordo com os termos e condições de adesão”
  • Clique em “Aderir”
  • Finalmente, informe os dados da sua CNH ou de seu veículo e clique, logo depois, em "Aderir ao SNE"
  • Uma mensagem confirmando a adesão aparecerá na tela do seu celular

Em até 45 dias, o proprietário deixará de receber as notificações de autuação em papel, via postal, e passará a ser informado eletronicamente. 

Leia Mais:
Novos presidentes do Iepha Minas e da Faop tomam posse em Belo Horizonte
Pazuello passa mal e depoimento à CPI da Pandemia é suspenso até esta quinta-feira