A partir desta terça-feira (15) a BHTrans altera o tráfego de veículos e os pontos de embarque e desembarque das linhas metropolitanas que passam na avenida Bernardo Monteiro, entre as avenidas Francisco Sales e Andradas, no bairro Santa Efigênia, região Leste de Belo Horizonte.
 
A mudança, conforme a empresa que gerencia o trânsito na capital, ocorre em função das obras de construção do Terminal Metropolitano do Move na avenida Bernardo Monteiro. Com a interdição parcial da pista, os veículos, incluído os ônibus, terão que desviar pela avenida dos Andradas e rua Ceará.
 
Terminais metropolitanos
 
O Terminal Bernardo Monteiro integra o Programa de Terminais Metropolitanos que o Governo de Minas está implantando na Grande BH com o intuito de melhorar o transporte coletivo. Este terminal é um dos três localizados na região central da capital e vai receber os ônibus do Move Metropolitano destinados à área hospitalar, originados dos terminais de Vilarinho, São Benedito, Justinópolis e Morro Alto. A expectativa é que o terminal receba também, futuramente, ônibus dos terminais de Sarzedo e Ibirité. 
 
A previsão é de que o Terminal Bernardo Monteiro, após concluído, receba cerca de quatro linhas troncais e uma média de 40 veículos e de 3.800 passageiros no horário de pico. A operação do terminal deverá começar em 2015.  
 
Desvios 
 
Os veículos, que utilizavam a avenida Bernardo Monteiro para acesso à avenida dos Andradas, partindo das avenidas Professor Alfredo Balena e Francisco Sales, deverão seguir pelas avenidas Francisco Sales e Andradas. 
 
No sentido avenida Bernardo Monteiro para retorno na avenida dos Andradas, os veículos deverão seguir pela avenida dos Andradas sentido Bairro, rua Ceará, avenida Professor Alfredo Balena, avenida Bernardo Monteiro, avenida Francisco Sales e, por fim, avenida dos Andradas, no sentido Centro. 
 
Para vinte e quatro linhas metropolitanas, os pontos de embarque e desembarque serão alterados. Veja abaixo:
 
 
move metropolitano