Em meio a obras, dúvidas e reclamações dos usuários, o Move Metropolitano entra em operação neste sábado (26). Nesta primeira etapa, 35 mil passageiros serão transportados por dia. Quatro linhas começam a circular saindo do terminal São Gabriel com destino a pontos centrais de Belo Horizonte ou Contagem, na Grande BH.
 
Trinta e uma linhas integradas de seis municípios da região metropolitana serão atendidas. Passageiros de Caeté, Jaboticatubas, Nova União, Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas serão obrigados a adquirir o “Cartão Ótimo” para pagar apenas uma tarifa. Caso contrário, quem não tem o bilhete recarregável vai arcar com os custos de duas passagens – uma no embarque na cidade de origem e outra no São Gabriel.
 
Para a Associação dos Usuários do Transporte Coletivo, ainda há muito desinformação e os transtornos serão inevitáveis. “As pessoas estão perdidas. As informações passadas se limitam ao "Jornal do Ônibus". Neste sábado a demanda é menor, mas na segunda-feira será um caos”, disse a diretora da entidade Gislene Gonçalves.
 
Novas linhas metropolitanas

400C - São Gabriel/ BH - Direta
Segue pela avenida Cristiano Machado até a avenida Santos Dumont, no Centro

401C - São Gabriel/ BH - Paradora
Faz o mesmo trajeto. Porém, para nas oito estações metropolitanas da Cristiano Machado

405R - São Gabriel/ Cid. Industrial - Via Expressa
Segue pela Cristiano Machado passando pela Via Expressa até o Terminal Eldorado

406R - São Gabriel/ Cid. Industrial - Via Amazonas
Sai do São Gabriel e segue pelo Anel Rodoviário até a Praça da Cemig