MP solicita à Secretaria de Educação que escolas orientem sobre navegação segura na internet

Da Redação (*)
portal@hojeemdia.com.br
24/04/2017 às 11:54.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:15

Embora adote cautela diante das notícias sobre suposta captação de jovens por pessoas e grupos em redes sociais para a realização de tarefas e desafios que importem riscos à saúde e à vida do usuário, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa da Educação (Proeduc) e do o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CAODCA), encaminhou ofício à Secretária Estadual de Educação solicitando a adoção de medidas preventivas nas escolas do estado. O objetivo é que as instituições de ensino orientem alunos e pais ou responsáveis sobre o uso seguro da internet, desenvolvendo ações preventivas.

Conforme o MPMG, a recomendação é para que as escolas orientem as famílias quanto a uma série de condutas na internet para que os jovens estejam prevenidos contra situações de risco na rede de forma abrangente. Uma delas é o jogo Baleia Azul, uma série de 50 desafios difundida nas redes sociais cujo último passo é tirar a própria vida. Após relatos de suicídios de adolescentes no país, a polícia investiga se o jogo poderia estar relacionado às mortes. 

No documento, a Proeduc e o CAODCA reforçam que estão à disposição para contribuir em eventuais ações adotadas. Além disso, juntamente com a Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos (Caociber) do MPMG, a Proeduc e o CAODCA encaminharam orientações aos promotores de Justiça que atuam nas áreas, para a adoção de medidas preventivas também em relação às redes municipais de ensino e aos conselhos tutelares.

O Caociber possui página no Facebook com orientações para o uso seguro e responsável da internet (www.facebook.com/navegacaosegura).

Com MPMG (*)


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por