MPT abre inquéritos para investigar condições de trabalho na Samarco

Hoje em Dia
18/11/2015 às 17:58.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:32
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

O Ministério Público do Trabalho (MPT) informou que abriu dois inquéritos para investigar as condições de trabalho na Samarco. Uma barragem de rejeitos da mineradora rompeu, matando quatros profissionais da empresa e deixando outros nove desaparecidos. O acidente aconteceu no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, região Central de Minas.

Para apurar o caso, um grupo de trabalho, composto por três procuradores, foi criado pelo MPT. “O grupo de trabalho já está realizando amplo trabalho de levantamento dessas condições fragilizadas e articulando todas as providências a serem adotadas em relação às condições de trabalho e à proteção do emprego e do trabalho em toda a extensão e limites das atribuições do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais", explicou procuradores do ministério.

Para o MPT, além de funcionários da Samarco, empregados de empresas terceirizadas também foram prejudicados. O grupo já se reuniu com representantes de sindicatos profissionais e da Secretaria de Saúde. Na quinta-feira (19) vai se reunir com representantes da Samarco. Audiência pública também deve ser marcada para ajudar nas investigações.

Os procuradores do Trabalho também estão se articulando com outros órgãos que estejam envolvidos na investigação do caso, como Ministério Público do Estado, Ministério Público Federal, Ministério do trabalho, sindicatos profissionais e secretarias de governo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por