Uma mulher de 54 anos morreu após engasgar com um bagaço de uma laranja, na tarde desta sexta-feira (17), no bairro Bela Vista, em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas. O Samu foi acionado por volta das 13h e durante o deslocamento da ambulância o solicitante foi orientado por um médico a proceder com manobras de desobstrução.

De acordo com informações do Samu, a equipe da Unidade de Suporte Avançado chegou ao local a mulher já estava sem oxigenação no sangue e o bagaço da laranja obstruía toda via aérea da vítima. Ela teve ainda parada cardiorrespiratória. Foram feitas massagens cardíacas por mais de 20 minutos. O médico intervencionista constatou o óbito e encerrou a ocorrência, em seguida.

Ainda de acordo com o Samu, a morte da paciente pode estar associada a um mal súbito, além do engasgo.

Também na tarde desta sexta-feira (17), no município de Arcos, na mesma região, um jovem de 17 anos que foi internado em estado grave após cair de uma laje de aproximadamente três metros de altura.

O Samu foi acionado para realizar o primeiro atendimento à vítima que teve uma parada cardiorrespiratória. A equipe de socorro iniciou as massagens cardíacas e encaminhou o jovem ao Pronto Atendimento de Arcos, onde as equipes estabilizaram o rapaz.

Segundo o Samu, algumas horas após dar entrada no hospital, uma Unidade de Suporte Avançado foi novamente acionado para realizar a transferência do paciente, que foi levado então, para a Santa Casa de Formiga, também na região Centro-Oeste do Estado, onde realizou tomografias. Com os exames foi detectado um Traumatismo Cranioencefálico, fratura de bacia e fratura de coluna cervical. 

Ainda segundo o Samu, além dos exames de tomografia, o paciente precisava de uma avaliação neurocirúrgica. A transferência foi novamente solicitada à equipe de socorro para encaminhar o paciente para a Sala Vermelha do Hospital São João de Deus, em Divinópolis, onde permanece internado no CTI.

Leia mais:
Grávida de 8 meses é atropelada por motociclista com sintomas de embriaguez em Barbacena; assista
Grávida e marido morrem em capotamento na MG-344; bebê não sobrevive