Os moradores do município de Barra Longa, no território Caparaó, realizam, neste sábado (15), a “Rua da Alegria”, uma ação em comemoração ao Dia das Crianças. As brincadeiras de rua como bente altas, rouba bandeira, amarelinha e esconde-esconde, acontecem das 13h às 17h, na avenida Pedro José Pimenta. Para participar, os pequenos de até 12 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

O objetivo da ação é levar diversão para as crianças que residem no local que, em novembro do ano passado, foi atingido pelo rompimento da barragem de mineração e, com isso, perdeu os principais locais de lazer sendo uma praça, duas quadras de esporte e dois campos de futebol. As atividades serão realizadas com o apoio do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) assim como de alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Além das brincadeiras, os pequenos moradores do distrito vão ganhar um lanche feito com doações arrecadadas pelos próprios moradores e que será preparado em um espaço cedido pela paróquia da cidade. Para o evento são esperadas cerca de 300 crianças. 

Leia mais:

Semana das crianças em BH: veja o imperdível da programação gratuita
Atingidos por desastre em Mariana fazem acordo em audiência e vão receber parte das indenizações
Quase um ano após acidente com barragem, Samarco entrega ao MP relatório de remoção de rejeitos
Justiça do Trabalho pede conciliação entre Samarco e trabalhadores dispensados

Esta é a primeira vez que, depois do acidente, os residentes no município se organizam por conta própria para uma comemoração. Anteriormente, em dezembro de 2015, foi feita uma festa de Natal em parceria com os Correios. Na ocasião, a ação teve, além de brincadeiras, distribuição de presentes pelo Papai Noel.

O apoio do Servas para as atividades da população de Barra Longa acontece por meio do projeto "Abraça Minas", que prevê assistência às comunidades de municípios mineiros que enfrentam dificuldades com desastres e que já atua no município desde o rompimento da barragem. A ação “Rua da Alegria” é resultado do curso de mobilização comunitária oferecido pelo projeto em parceria com o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS) às lideranças comunitárias locais.


Serviço:

"Rua da Alegria"
Data: 15 de outubro de 2016 
Horário: das 13h às 17h
Local: Avenida Pedro José Pimenta, ao lado da igreja matriz São José - Barra Longa/MG
Importante: As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis