Municípios da Zona da Mata investigam mortes de macacos

Gabriela Sales
gsales@hojeemdia.com.br
14/02/2017 às 11:59.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:55

Três municípios da região da Zona da Mata registraram mortes de macacos na região. A notificação foi confirmada nessa segunda-feira (13) no boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

As secretarias municipais de saúde das cidades de Rio Novo, Belmiro Braga e Ewbank da Câmara estão investigando casos suspeitos de morte de macacos. Divino foi a primeira cidade da região a ter uma morte de macaco confirmada por febre amarela.

Dos 991 casos notificados em 75 municípios até o momento, 169 casos em 75 cidades evoluíram para óbito, dos quais 69 foram confirmados para febre amarela, conforme dados da SES. 

Morte de macacos

Segundo a SES, em Minas há registro de casos de epizootias em 65 municípios. Outras 96 cidades notificaram rumores, quando o animal é encontrado morto e não é possível coletar material para o exame que diagnosticaria a causa da morte, e outros 27 estão em investigação.

A Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora encaminhou os dados para o Estado. Em nota, a pasta informou que um macaco foi encontrado em reserva ecológica, em área rural da cidade. O outro animal foi localizado na área do estacionamento da Catedral Metropolitana, área Central da cidade.

Rio Novo

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Novo esclareceu que o macaco foi encontrado morto às margens de um córrego no distrito de povoado dos Netos. Os moradores comunicaram e uma equipe recolheu o animal.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por