Museu Histórico Abílio Barreto apresenta exposição com documentos e fotos da fundação de BH

Da redação
horizontes@hojeemdia.com.br
01/06/2016 às 12:06.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:42
 (Divulgação)

(Divulgação)

Os belo-horizontinos e turistas interessados em conhecer um pouco mais da história de Belo Horizonte já podem conferir no Museu Histórico Abílio Barreto a exposição  “Primórdios da paisagem urbana belo-horizontina: a Coleção Comissão Construtora da Nova Capital”. Em cartaz objetos, fotografias, projetos e documentos utilizados pela Comissão Construtora da Nova Capital (CCNC).

Os trabalhos da CCNC englobaram o planejamento e a execução das obras que transformaram o então arraial do Curral del Rei na novíssima capital de Minas Gerais. A coleção inclui desde instrumentos técnicos até projetos e documentos administrativos, e tem por objetivo apresentar ao público aspectos do cotidiano do trabalho da comissão e revelar detalhes da construção de Belo Horizonte.

Além da importância para a história de Minas Gerais e do Brasil, o conjunto documental apresenta interesse para a história da ciência, pela adaptação de técnicas de planejamento e construção; para a história da arquitetura, por causa do projeto urbanístico e paisagístico; e para a história da própria república brasileira, sobretudo no que se refere ao seu projeto simbólico e civilizacional de preceitos higienistas e racionalistas.

O acervo da CCNC foi tombado como patrimônio histórico em 2015, no âmbito do programa Memória do Mundo da Unesco, e está sob a guarda do Arquivo Público Mineiro, do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte e do Museu Histórico Abílio Barreto.

O Museu fica na Avenida Prudente de Morais, 202, bairro Cidade Jardim, na região Centro-Sul da capital. A exposição pode ser visitada até setembro, às terças e sextas-feiras, sábados e domingos, das 10h às 17h, e às quartas e quintas-feiras, das 10h às 21h. A entrada é gratuita.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por