Mutirão para revitalizar praça João Vianna começa neste sábado

Gabriela Sales - Hoje em Dia
17/10/2015 às 16:05.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:06
 (Frederico Haikal)

(Frederico Haikal)

O sonho de uma praça nova e que integre as necessidades e o sonho de todos os moradores começa a ganhar forma na praça João Vianna, no bairro Santa Mônica, região da Pampulha, em Belo Horizonte. Há dez dias, moradores do bairro planejam a revitalização do espaço que estava abandonado e alvo de criminalidade

O projeto que revitaliza a praça teve o seu primeiro dia de “mão na massa” neste sábado (17). Moradores mobilizaram os trabalhos para deixar o local de cara nova. “É o início do mutirão. Estamos retirando os sonhos do papel para que torne realidade”, explica a Eliane Alvares, gerente de sustentabilidade da Telefônica Vivo/GVT, patrocinador do projeto.

Com equipamentos para construção civil,  lixadeiras, britadeiras, vasouras e baldes de tintas, os “realizadores de sonhos” tiveram um sábado de muito trabalho. “Estou feliz por construir algo para toda a comunidade. Neste espaço poderei brincar com minha irmã, portadora de necessidades especiais. É raro ter um local inclusivo na cidade”, diz a estudante Ana Carolina Guedes, de 20 anos.

Na nova praça João Vianna, a meninada terá um espaço para brincadeira, cantinho da leitura, mesas de pique-nique, além de ruma rampa de skate. “São espaços inclusivos e que atendem o anseio da própria comunidade. Tudo que está sendo feito é a tradução do que os moradores desejam para a praça e para a vida deles”, explica a facilitadora do grupo Elo, entidade responsável por mediar o processo de resgate da praça, Flávia Freitas Ramos.

Além do espaço infantil, os moradores também terão área para prática de atividade esportiva, wi-fi gratuito, disponilizado pela GVT, e um minipalco para eventos.

Além da idade

Nem mesmo a idade avançada tirou a vontade e sorriso no rosto da aposentada Vanda da Conceição Vieira, de 77 anos. Ela é uma das voluntárias que participa da revitalização da praça. Sua missão: alimentar os “realizadores de sonhos”. Antes da sete da manhã, dona Vanda, como gosta de ser chamada, estava picando as verduras. “A refeição feita com amor e dedicação irá dar energia para que esses jovens trabalhem para o benefício de toda a comunidade”, diz.

Moradora do bairro Santo André, região Nordeste de Belo Horizonte, dona Vanda se sente orgulhosa de ajudar a realizar um desejo de moradores não tão próximos assim. “Meus netos e sobrinhos moram no Santa Mônica. É importante que toda família envolvida em um projeto do bem”, reforça.

O mutirão acontece neste sábado e durante todo o domingo. “Toda a comunidade do bairro Santa Mônica está convidado para participar desta empreitada”, reforça a diretora da Escola Estadual Professor João Câmara, Rosimeire Maria Silva. A instituição de ensino será a responsável por cuidar da praça.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por