Não perca a hora! Celulares voltam a adiantar-se mesmo sem horário de verão

Patrícia Santos Dumont
03/11/2019 às 07:13.
Atualizado em 05/09/2021 às 22:31
 (Pixabay/Divulgação)

(Pixabay/Divulgação)

Muitos celulares voltaram a enganar os donos neste domingo (3). Embora o horário de verão tenha sido revogado no país em abril, alguns aparelhos adiantaram-se em uma hora. A dica, sobretudo para quem tem compromissos importantes hoje - como o primeiro dia de provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) -, é consultar a hora "de verdade" na internet, pelo site horariodebrasilia.org ,ou ligar para o serviço "Hora Certa", no número 130. 

O mesmo problema já havia ocorrido no fim de semana dos dias 19 e 20 de outubro - data-padrão para a mudança de horário no Brasil. O sistema foi instituído em 1931. Este ano, porém, o presidente Jair Bolsonaro decidiu extingui-lo, alegando a pouca efetividade da mudança na economia de energia no país. 

Na internet, internautas já repercutem a confusão deste domingo deste as primeiras horas do dia.

No Google, "Horário de verão" é o quinto termo mais buscado e "horário de Brasília", o quarto.

Veja como corrigir o horário apresentado no celular: 

- Em aparelhos Android:

Toque em "configurar" > vá na opção "data e hora" > desmarque "data e hora automáticas" > configure o horário manualmente. 

- Em iPhones:

Acesse a tela principal e toque em "ajustes" > vá em "geral" > desabilite a opção de configuração do relógio "automaticamente" > configure-a manualmente para o horário certo. 

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por