Número de infectados por Covid volta a subir em BH, indica monitoramento do esgoto

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
04/09/2020 às 18:55.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:27
 (Agência Brasil)

(Agência Brasil)

O número estimado de pessoas infectadas com o novo coronavírus em Belo Horizonte voltou a subir, de acordo com o projeto-piloto que analisa amostras da rede de esgoto da capital. Segundo o boletim de monitoramento divulgado nesta sexta-feira (4), 250 mil moradores da cidade podem estar com Covid-19.

Após um pico no final de julho, quando o projeto estimou que a doença poderia ter atingido 850 mil pessoas na cidade, os números foram caindo gradativamente, até chegar à estimativa de 110 mil infectados na semana passada. Ou seja, houve um aumento expressivo de quantidade de vírus nas amostras analisadas, especialmente em bairros da região Noroeste (como Caiçara, Jardim Montanhês, Carlos Prates e Bonfim) e em parte da região Leste (Santa Efigênia, Paraíso, Vila Cafezal).

O boletim traz ainda um recorte para Contagem, na Grande BH, mostrando que o aumento estimado na população infectada já vem subindo há duas semanas na cidade. Estima-se que 100 mil moradores estejam com a doença.

O documento faz um alerta. Essas estimativas mostram que possivelmente haverá um aumento de casos e internações nas próximas semanas em Belo Horizonte e Contagem. “Como o número de casos notificados e confirmados, tanto em Belo Horizonte quanto em Contagem, refere-se ao acumulado de quatro semanas e em razão do período de manifestação dos sintomas da Covid-19 ser superior ao do início da excreção do vírus nas fezes, supõe-se que o aumento do número estimado de infectados a partir do monitoramento do esgoto na semana epidemiológica 35 será ainda refletido nas curvas de casos confirmados e notificados nas semanas seguintes”, diz o boletim.

O projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos tem o objetivo de monitorar a presença do novo coronavírus nas amostras de esgoto coletadas em diferentes pontos do sistema de esgotamento sanitário das cidades de Belo Horizonte e Contagem, inseridos nas bacias hidrográficas dos ribeirões Arrudas e do Onça. É realizado pela UFMG em parceria com a Agência Nacional de Águas e diversas empresas públicas. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por