Após ser palco da maior tragédia socioambiental do país, Mariana, na região Central de Minas, tenta resgatar os laços da comunidade e demonstrar recuperação. O principal fator para efetivar essa mudança de postura é o ‘Natal luz’, um evento todo pensado para resgatar a esperança da cidade. A programação começa na próxima quarta-feira, dia 6.

“É claro que a tragédia foi importante e que levou a inúmeros debates, mas precisamos mostrar que Mariana ainda vive e que está caminhando para superar a tragédia”, explica o secretário de cultura da cidade, Efraim Rocha. O tema escolhido para o evento de 2017 foi ‘Para Viver Mariana’ e reafirma todo o posicionamento do governo municipal de resgate.

Além das tradicionais luzes e decorações natalistas, várias atrações culturais invadem a cidade. Muitos artistas locais abrem mão das origens para apresentar as canções da época. Os pontos turísticos tradicionais do centro histórico continuam concentrando a maior parte das atividades. Mas bairros mais distantes e distritos também participam da programação.

Programação

O destaque este ano é para o oratório de natal. A obra de um catarinense que reconta a história de Cristo da profecia ao nascimento será encenada e cantada por moradores da cidade. “Acreditamos que esse será o momento mais bonito de toda a programação, justamente por ter em sua essência a participação da comunidade”, afirma o secretário.

A programação sai do interior das igrejas, tão presentes na parte mais turística da cidade, para invadir as ruas e se tornar um chamamento para a população. Mais do que isso, a cidade quer transformar o evento em destaque turístico nacional. A efetivação desse plano auxiliaria, inclusive, os mais afetados na tragédia da cidade.

“Com o fechamento da nossa principal mineradora, muitas famílias perderam fonte de renda. Acreditamos no turismo e na cultura para começar a suprir essa lacuna em branco”, ressalta Rocha. Restaurantes, hoteis e outros estabelecimentos da cidade se preparam para receber os turistas.

Serviço

Natal Luz ‘Para Viver Mariana’

Quando: de 6 a 23 de dezembro

Onde: em vários pontos da cidade

Entrada: Programação gratuita

Outras informações podem ser encontradas no site da Prefeitura de Mariana