As primeiras 50 mulheres que ligarem para o Hospital da Baleia nesta terça-feira (5) poderão fazer o exame de mamografia gratuitamente na instituição. O agendamento é uma ação em comemoração ao Dia Nacional da Mamografia, que é celebrado no dia 5 de fevereiro. O telefone é: (31) 3489-1669.  

De acordo com o hospital, a ação busca reforçar a importância da conscientização e prevenção do câncer de mama. Além do agendamento para realização sem custos do exame, haverá um bate-papo com Cláudia Márcia, coordenadora da Mastologia do Hospital da Baleia. 

O chat será ao vivo, via Instagram (@hospbaleia), a partir das 12h15 dessa terça. Segundo o hospital, a médica irá tirar dúvidas sobre a idade indicada para o exame, a mudança da faixa etária quando há casos na família, os mitos em relação ao exame de mamografia (dor, radiação, etc). 

A especialista também explicará quais são os tratamentos quando há o diagnóstico (mastectomia, quimioterapia, radioterapia e reposição hormonal). A médica também responderá perguntas. 

Câncer de mama

O câncer de mama é o de maior incidência em mulheres, depois do câncer de pele, que também é um dos cânceres que se diagnosticado precocemente e as chances de sobrevida são enormes. 

O Hospital da Baleia tem 75 anos e atende SUS e via convênios e particulares.