Ninguém está imune às ciladas amorosas, diz psicanalista Simone Demolinari

Hoje em Dia
11/09/2014 às 07:39.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:09
 (Wesley Rodrigues/Hoje em Dia)

(Wesley Rodrigues/Hoje em Dia)

Você sabe reconhecer um tipo de relação afetiva destrutiva? Consegue identificar que tipo de pessoa é melhor não se apaixonar? Para ajudar as pessoas a fugirem de companheiros narcisistas ou obsessivas, o programa Central 98, da Rádio 98 FM, contou essa quarta-feira (10) com a presença da psicanalista Simone Demolinari. Para quem perdeu a atração, a especialista voltará aos estúdios da emissora na próxima quarta-feira para falar mais sobre o assunto e outros tipos de personalidades tóxicas.

Segundo Simone, existem vários tipos de transtornos de personalidade que podem ser considerados tóxicos para relacionamentos e avisa: “Ninguém está imune a ciladas amorosas”. Entre os tipos mais nocivos e famosos estão os psicopatas.

“Eles são carismáticos, engraçados, agradáveis, mas manipulam o cônjuge e não conseguem ser fieis. São pessoas que provocam ciúmes, criam situações que não existem e humilham os companheiros entre quatro paredes. Eles torturam. Ao todo, 4% da população mundial sofre deste transtorno”, explicou Demolinari.

Outro tipo comum são os narcisistas, que se consideram o “centro do universo”. Exaltam a companheira em frente de terceiros, mas dentro de quatro paredes os ignora e exalta a ele mesmo. A psicanalista também falou sobre o perfil chamado bordeline. Este estilo tem um perfil explosivo, no qual faz atos de ataques de fúria por ciúme ou sentimento de abandono e depois se arrependem. Simone ainda descreveu o perfil do Esquizoide, que são considerados “analfabetos sentimentais”, incapazes de demonstrar afeto, são frios e individualistas.

Ela disse que não se deve esperar mudanças de pessoas com transtornos e alguns indivíduos podem sofrer com mais de um perfil. “A pessoa fica presa em relacionamentos destrutivos e tóxicos e quando vê, já se passaram anos, na esperança de mudanças”, afirmou. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por