No aniversário de 7 anos, menina doa perucas de 'princesa' a crianças em tratamento de câncer

Cinthya Oliveira
01/08/2019 às 20:45.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:49
 (Mariana Nunes/ Arquivo pessoal)

(Mariana Nunes/ Arquivo pessoal)

O aniversário de 7 anos de Sofia, celebrado nesta quinta-feira (1º), foi bem diferente das festas tradicionais feitas para meninas da mesma idade. Acompanhada da mãe e de vários voluntários, a garotinha levou até o Hospital da Baleia 75 perucas “de princesa”, feitas de crochê, que foram entregues para crianças que passam por tratamento de câncer.

“No fim das contas, ela também foi presenteada. Cantaram parabéns, veio uma palhaça de Diamantina para participar e um rapaz apareceu com um bolo e balões. Ela tá muito feliz”, conta a mãe da menina, a analista comercial Mariana Alves.

A história de solidariedade teve início no dia 17 de julho, quando Sofia viu uma reportagem na TV sobre um menino que decidiu, em vez de ter uma festa de aniversário, pedir brinquedos que seriam doados a uma casa que acolhe crianças em tratamento de câncer, em Belo Horizonte.

“Depois de ver a reportagem, ela disse que não queria festa, mas, sim, ajudar as crianças com câncer com as perucas. Não sei até hoje de onde ela tirou essa história da peruca de crochê”, diz Mariana, acrescentando que Sofia não havia antes tido contato com crianças em tratamento oncológico.Mariana Nunes/Arquivo pessoal / N/A

Sofia fez questão de entregar as perucas divertidas para as outras crianças

Frente ao pedido, Mariana e uma amiga buscaram informações sobre as perucas de crochê. Acabaram encontrando o projeto "Tetê, minha amiga princesa", que produz cabeleiras bem coloridas que são distribuídas a pessoas com câncer.

A criadora do projeto, Luciana Waisberg, não só topou dar oficinas para vários voluntários que quiseram participar da iniciativa de Sofia, como também doou as primeiras sete perucas das 75 reunidas para a ação. Nas aulas realizadas nos últimos dias, a própria Sofia fez questão de aprender a fazer as cabeleiras coloridas e divertidas e já está até ensinando outras pessoas a fazer, segundo a mãe.

A meta inicial de Mariana era produzir 20 peças e foi superada rapidamente. Esse acabou sendo o número de perucas que sobraram e serão doadas em outras instituições. “Esse foi só o início de um novo projeto, que ganhou o nome de Missão Sofia. Nossa intenção agora é fazer mais perucas para levar às casas que atendem as crianças em tratamento”, adianta Mariana, que também tem um projeto social chamado de Afago, que recolhe brinquedos e roupas para serem doados em comunidades carentes.Mariana Nunes/Arquivo pessoal / N/A

O clima no Hospital da Baleia nesta quinta-feira foi de festa

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por