Nosso Centro Cultural

Hoje em Dia
18/08/2013 às 07:49.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:04

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, será inaugurado no próximo dia 27 com a presença da presidente Dilma Rousseff. Foram quatro anos de obras de reforma e adaptação do prédio construído na década de 1920 para sediar a Secretaria do Interior que, três décadas depois, dividiu o espaço com a Secretaria de Segurança Pública. Para sua transformação em centro cultural, foram investidos cerca de R$ 37 milhões.

Quando o então governador Aécio Neves decidiu fazer parceria com o BB, em 2009, informou-se que o CCBB seria inaugurado no segundo semestre de 2011. O projeto era estimado em R $ 21 milhões, sem contar os gastos com mobiliário, iluminação, instrumentos musicais e programação. Demorou mais tempo e custou acima do previsto. Mas isso pouco importa, diante do que pode representar esse quarto Centro Cultural do BB na consolidação do Circuito Cultural Praça da Liberdade e na atração de turistas para a capital mineira.

O primeiro CCBB foi inaugurado no Rio de Janeiro em 1989, num prédio de 17 mil metros quadrados que havia sediado o banco a partir da década de 1920. O de Brasília surgiu no ano 2000 e o de São Paulo no ano seguinte. Segundo o banco, os três já receberam mais de 60 milhões de visitantes e realizaram cerca de 3.500 projetos culturais.

O de Belo Horizonte, com 12 mil metros quadrados, vai compartilhar espaço com um escritório da Presidência da República. No dia seguinte à inauguração, será aberta ao público exposição de parte do acervo do Musée National d’Art Moderne, de Paris, que abriga a maior cole ção de arte moderna da Europa. A programação para o restante do ano ainda não foi divulgada.

Mas será no CCBB, dentro de um ano, o 14º Festival Internacional de Teatro de Bonecos. Seu diretor artístico, Lelo Silva, acredita que o próximo festival será muito mais grandioso do que o deste ano, aberto ontem no Teatro Izabela Hendrix, a dois quarteirões da Praça da Liberdade. Se confirmada a expectativa, a programação não se restringirá ao CCBB, ocupando outros espaços do Circuito Cultural.

O CCBB dispõe de 1.200 metros quadrados de área para exposição, um teatro com 270 lugares e salas multimeios e para programas educativos. Quando estiver inteiramente aberto ao público, será um dos maiores espaços culturais brasileiros. O prédio foi projetado em 1926 pelo arquiteto mineiro Luiz Signoretti e inaugurado em setembro de 1930.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por