Os cursos técnicos subsequentes, aqueles voltados a pessoas que já concluíram o Ensino Médio ou que estão no último ano desta etapa de ensino, estão com inscrições abertas até 30 de novembro no Colégio Técnico (Coltec) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

De acordo com o Coltec, o processo seletivo é feito a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O interessado pode usar a nota das edições entre 2014 e 2018 do Enem. Além disso, precisa preencher formulário disponível no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UFMG. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70. Mais informações pelo edital.

O que estudar

Os alunos aprovados têm duas opções de área de estudo: Desenvolvimento de Sistemas, com ênfase em Programação para Dispositivos Móveis, e Biotecnologia, com foco em Análises Clínicas. Ao todo, são 72 vagas, com início em 2019 e aulas no período noturno.

Segundo a instituição, os cursos técnicos subsequentes do Coltec são gratuitos e passaram a ser ofertados neste ano como alternativa aos cursos integrais, em que os alunos cursam simultaneamente o Ensino Médio e o Ensino Técnico na instituição. 

Com duração de um ano e meio a dois anos, os cursos podem ser aproveitados por estudantes recém-formados ou por pessoas já inseridas no mercado de trabalho, que buscam aprimorar seus conhecimentos e qualificações profissionais.