A Uber anunciou nessa segunda-feira (25) um novo serviço no Brasil, inicialmente para a cidade de São Paulo. Trata-se de uma nova categoria agora de viagens compartilhadas, o uberPOOL. Funciona como um espécie de carona entre usuários do Uber que estão saindo de uma mesma região e se dirigindo para direções compatíveis, seja no caminho ou destino final. Segundo o site da empresa, o Pool entra no ar às 14 horas do próximo dia 29, sexta-feira.

A expectativa da Uber é que o valor seja até 40% mais barata que o UberX, o serviço mais barato. A intenção é conectar um ou mais passageiros, deixando a viagem mais barata e mais interessante. Ale´m disso, a expecxtativa é que gere menos ociosidade ao motorista, já que mais de uma viagem poderá ser aceita ao mesmo tempo.

Além disso, existe uma preocupação com a cidade. A intenção é que hajam menos carros, ajudando a diminuir o congestionamento e a poluição.

Segundo Gui Telles, General Manager da Uber em São Paulo o “uberPOOL torna mais fácil o compartilhamento de uma viagem para pessoas que estão indo na mesma direção. Isso significa viagens mais baratas para passageiros e menos congestionamento nas cidade. Em São Francisco, o uberPOOL já corresponde a quase metade da viagens de Uber na cidade e por mês, evita a emissão de mais de 120 toneladas de dióxido de carbono”, afirmou ao site da empresa.

Como funciona

- Escolha a opção uberX no seu app e coloque o local de partida e o local de destino

- Ao clicar “definir local de partida” o app irá perguntar quantos assentos você precisa – selecione até 2 para pedir um uberPOOL

- Certifique-se que você selecionou a opção “carro compartilhado” – aqui o preço que você vê é o preço que você pagará pelo uberPOOL

- Clique em “solicitar POOL” e aguarde o seu carro

- Assim que o motorista aceitar a viagem, você verá as informações dele: nome, foto e detalhes do carro.

- O uberPOOL irá encontrar outro passageiro que está indo na mesma direçao que você

- Ao final, o valor da viagem – aquele que você viu ao solicitar seu uberPOOL – será cobrado normalmente no seu cartão