Nova Lei Seca flagra 11 vezes mais motoristas em BH

Renato Fonseca - Hoje em Dia
01/04/2013 às 09:43.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:25

Com o endurecimento da Lei Seca, em dezembro do ano passado, cresceu em 11 vezes o número de motoristas enquadrados em crime de trânsito na capital.

Nos dois meses anteriores à implantação das novas regras (outubro e novembro), 18 motoristas foram autuados em blitze, segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

Até então, a caracterização do crime dependia da boa vontade do condutor em soprar o bafômetro ou fazer o exame clínico no Instituto Médico-Legal (IML).

Já nos dois meses posteriores à Nova Lei Seca (janeiro e fevereiro), subiu para 213 o número de condutores detidos. Apenas no último sábado, seis motoristas acabaram presos por crime de trânsito.


Métodos

Desde dezembro, em caso de recusa do bafômetro, policiais podem utilizar imagens de vídeo, testemunhos e a própria observação para atestar a embriaguez.

“Agora, basta verificar que a capacidade psicomotora do condutor está alterada em razão da influência do álcool”, destaca a delegada Carla Cristina Oliveira Santos Vidal, da Coordenadoria de Apuração Policial do Detran.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por