Nova lista do MEC pode adiar Enem para mais mineiros

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
03/11/2016 às 19:56.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:30
 (Cristiano Machado)

(Cristiano Machado)

Um sem-número de candidatos ainda pode ser pego de surpresa com a mudança na data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Faltando apenas um dia para o teste, a lista atualizada das ocupações nas instituições de ensino que seriam locais de prova será divulgada nesta sexta-feira (4), o que deve revelar novos cancelamentos.

Mudança na data do Enem custará R$ 12 milhões aos cofres públicos, disse o ministro da Educação, Mendonça Filho

Nesta quinta-feira (3), a Justiça Federal no Ceará negou o pedido do Ministério Público Federal de suspender o exame para todos os candidatos. Com a decisão, fica mantido o adiamento para 3 e 4 de dezembro apenas para 191 mil estudantes.

Na primeira lista divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), na terça-feira, 42.671 mineiros seriam afetados. Eles estão cadastrados em 59 escolas, universidades e institutos federais tomados por estudantes em protesto contra medidas da União.

O adiamento às vésperas do exame deixa os candidatos ainda mais angustiados. É o caso de João Victor do Carmo, de 17 anos. Na quarta-feira ele recebeu a notícia de que a Escola de Educação Física da UFMG, local em que realizaria a prova, também foi ocupada, mas não estava na relação do Inep.

“Fiquei tão desacreditado que fui lá conferir. Como foi depois da primeira lista, ainda não recebi mensagem do MEC”.

A notícia trouxe outra dor de cabeça ao estudante. João Victor faria uma cirurgia e poderá adiar o procedimento devido à nova data da prova.
Quem também ficou abalado foi Alexandre Tannure, de 18 anos. Aluno do Coleguium, o jovem faria o Enem em um espaço que foi ocupado na UFMG, e foi avisado por mensagem no celular e por e-mail sobre o adiamento das provas.

Sentindo-se preparado e tranquilo para as avaliações, Alexandre diz ter ficado muito mal com a notícia. Agora, porém, está se acostumando com a ideia. “Dá uma sensação de angústia e tristeza, porque é uma decisão que está muito além do meu alcance”.

Depois de ter diminuído o ritmo nos estudos para ficar mais tranquilo e descansado, o jovem pretende retomar as revisões de conteúdo. “O que me deixa um pouco mais aliviado é que as provas do colégio já acabaram e eu já passei de ano”, conta.

Mesmo dia

Além de mudar os planos dos alunos, o adiamento do Enem vai coincidir com o vestibular do Instituto Federal do Sul de Minas, previsto para 4 de dezembro. O coordenador-geral de Ingresso da instituição, Guilherme Camilo, diz que, em princípio, a data não será alterada.

Procurado, o Inep informou apenas que soltará uma nova lista de escolas ocupadas nesta sexta-feira e que mantém a decisão de adiamento das provas.Editoria de Arte

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por