Noventa papagaios serão devolvidos ao seu habitat natural na próximo quinta-feira (6) em Pedro Leopoldo, na Grande BH. Os animais serão liberados por funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
 
Conforme o Ibama, a data marca as comemorações da Semana do Meio Ambiente e a área onde os papagaios serão soltos foi previamente cadastrada dentro do projeto Área de Soltura de Animais Silvestres (ASA). Os animais estavam no Centro de Tiragem de Animais Silvestres em Belo Horizonte, sendo que alguns foram entregues ao local voluntariamente e outros haviam sido apreendidos.
 
Ibama e governo estadual firmam acordo
 
Na quarta-feira (5), o presidente do Ibama, Volney Zanardi Júnior, estará na capital mineira comemorando o Dia Internacional do Meio Ambiente. Pela manhã, ele se encontra com o governador Antônio Anastasia para assinar com o Estado um acordo de cooperação técnica compartilhando a gestão da Fauna em Minas Gerais. 
 
O objetivo é integrar o Sistema Nacional de Gestão de Fauna Silvestre (Sisfauna) e o Sistema de Cadastro de Passeriformes (Sispass) do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF). 
 
Com isso, quem necessitar de autorização para manusear fauna silvestre em cativeiro; autorização de captura e coleta de fauna silvestre no âmbito do licenciamento estadual, criação amadorista de passeriformes ou liberação de centros de triagem e centros de reabilitação de animais silvestres, além de áreas de soltura de animais silvestres, não vai mais precisar procurar o Ibama. As informações estarão disponíveis junto ao Estado.