Novo aplicativo ajuda na interação entre educadores e crianças com deficiência intelectual

Da Redação
29/04/2019 às 21:01.
Atualizado em 05/09/2021 às 18:26
 (Arquivo pessoal)

(Arquivo pessoal)

Um aplicativo foi desenvolvido na UFMG para auxiliar profissionais a identificar habilidades adaptativas práticas, sociais e conceituais de crianças e adolescentes com Deficiência Intelectual (DI) e, consequentemente, realizar um melhor trabalho de apoio. O app, chamado de Autonomy, foi apresentado pela psicóloga e pesquisadora Elaine Custódio Rodrigues Gusmão na defesa da tese de doutorado.

O Autonomy pode auxiliar os profissionais da educação e da saúde no diagnóstico das habilidades adaptativas porque identifica as atividades que os indivíduos com DI fazem sozinhos ou com ajuda, assim como as atividades instrumentais da vida diária, sociais e escolares que esses jovens costumam realizar.

A nova tecnologia deve chegar aos usuários ainda neste semestre. O aplicativo é destinado à utilização com crianças e adolescentes com DI na faixa etária entre 6 a 19 anos e possibilita, ao final das etapas propostas, verificar o nível de autonomia em relação às atividades desenvolvidas.

A psicóloga comenta que a experiência do planejamento e desenvolvimento do aplicativo foi muito gratificante. “A maioria interagiu muito bem. Um caso interessante foi o de algumas crianças com paralisia cerebral que não falavam, mas ficaram animadas com o som e as figuras do aplicativo e respondiam através das mães”, afirma a pesquisadora.

Fonte: UFMG

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