Novo atraso em obra da rodoviária no bairro São Gabriel

Ricardo Rodrigues - Hoje em Dia
25/08/2015 às 06:42.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:29
 (Eugênio Moraes)

(Eugênio Moraes)

Apesar de a BHTrans ter anunciado que iniciaria neste mês a construção da nova rodoviária de Belo Horizonte, a previsão não foi confirmada pelo Consórcio SPE Terminal BH. No terreno de 50 mil metros quadrados do bairro São Gabriel, região Nordeste, onde será erguido o terminal, apenas serviços de limpeza estão sendo feitos por funcionários da prefeitura.

Um trator e um caminhão, além de três operários, fazem o trabalho de retirada do entulho. Pelo cronograma oficial, essa intervenção deveria ter ocorrido em junho. A previsão da prefeitura era a de que o terminal começasse a operar no fim de 2012.

Passados três anos e oito meses após a homologação da licitação da obra – que será feita por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) –, quem trabalha no local diz que nem os serviços de limpeza ficarão prontos até o fim de agosto.

Após a liberação do terreno pela prefeitura, conforme consta no contrato, o consórcio, formado pelas paulistas Socicam, Planova, Villanova, Telar e Amafi, tem 180 dias para iniciar a construção do terminal, que deve ser concluída em 18 meses.

A BHTrans alega que os sucessivos atrasos se devem aos entraves judiciais no processo de desapropriação. Cerca de 300 famílias ocupavam a área. A nova previsão é a de que a operação comercial da rodoviária comece só em janeiro de 2017.

Investimento

Serão investidos R$ 60 milhões para construir o prédio e R$ 6,5 milhões para implantar o sistema viário de acesso. Os valores serão desembolsados pelo SPE, responsável por construir e gerir o terminal por 30 anos.

A rodoviária terá 35.500 m² de área construída, em dois pavimentos. Quarenta e uma plataformas de embarque e desembarque serão erguidas. Serão disponibilizadas 400 vagas cobertas para estacionamento, além de praça de alimentação e 70 bilheterias.

O projeto prevê a interligação por passarelas à estação BHBus São Gabriel e integração com metrô, linhas municipais e intermunicipais e Move. A expectativa é a de que o projeto desafogue o trânsito no centro da capital e viabilize a desativação do atual terminal, que recebe, diariamente, 45 mil pessoas.

Contrato

A prefeitura renovou por mais seis meses o contrato com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para utilizar o Tergip. O órgão estadual, entretanto, não soube informar se a prorrogação poderia ser feita até 2017 nem se há obras previstas para melhorar o atendimento ao público.
 

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