Novos detectores de avanço de sinal entraram em operação em Belo Horizonte nesta quarta-feira (5), nos bairros Centro, Savassi e Mangabeiras, na região Centro-Sul da capital. Segundo a BHTrans, os equipamentos aumentam as condições de segurança e reduzem os índices e o número de vítimas de acidentes de trânsito.  

A empresa informou ainda que a escolha dos locais segue critérios de estudos técnicos e leva em conta os lugares com maior incidência,  tipos, número de vítimas, a severidade e veículos envolvidos nos acidentes e ainda o fluxo de pedestres.

Segundo estudos técnicos realizados pela BHTrans, em 2015, os pedestres representavam 26% das mortes no trânsito e, juntamente com os motociclistas, somavam 69% do total de óbitos. Contudo, o número de fatalidades com pedestres caiu de 103 para 39 entre os anos de 2004 e 2015. Enquanto o número de óbitos de motociclistas aumentou de 43 para 65, considerando o mesmo período.

Os indicadores de Belo Horizonte demonstram uma redução considerável em todas as taxas ao longo dos anos, com destaque para a taxa de mortalidade por 10.000 veículos que caiu de 2,64 (2004) para 0,89 (2015).

Confira os locais ondes serão instalados os novos detectores:

Avenida do Contorno, nº  8995 - Sentido Barro Preto / Savassi

Avenida Álvares Cabral esquina com avenida Afonso Pena - Sentido praça Afonso Arinos / Centro

Avenida Afonso Pena esquina com avenida Álvares Cabral - Sentido praça Rio Branco / Mangabeiras

Avenida Getúlio Vargas esquina com avenida Afonso Pena - Sentido Funcionários / Savassi

Rua Cláudio Manoel esquina com avenida Getúlio Vargas - Sentido Funcionários / Savassi


No link da BHTrans você confere o mapa completo dos controladores eletrônicos.