Novos rumos para o ‘Pedala BH’

Danilo Emerich - Hoje em Dia
01/07/2014 às 08:25.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:12
 (Leonardo Morais)

(Leonardo Morais)

Praticamente parado desde o início do ano, o projeto Pedala BH será retomado após a Copa. A BHTrans tem como metas chegar aos 100 km de ciclovia, instalar 2.500 bicicletários, expandir o sistema de compartilhamento de bikes e lançar uma campanha educativa de respeito aos ciclistas. A falta de recursos não ameaça a concretização do projeto ainda neste ano, segundo a autarquia.   Atualmente, são 70 km de pista exclusiva para bicicletas em BH. Outros quatro estão em implantação. Para os 26 km restantes, ao custo médio de R$ 150 mil por km, segundo a própria BHTrans, o investimento necessário é R$ 4,5 milhões. Porém, o orçamento disponível até o momento é de R$ 1,4 milhão. O valor será destinado a implantação de 10,73 km de ciclovia, nas avenidas Pedro I, Barbacena, José Cândido Vieira e rua Fernandes Tourinho.   Apesar da restrição orçamentária, a meta de 2014 é atingível, garante a superintendente de Desenvolvimento de Projeto e Educação da BHTrans, Eveline Trevisan. Para alcançá-la, a autarquia fará um aditamento do atual contrato e nova licitação. “Estamos desenvolvendo projetos e a implantação das ciclovias será feita após o recapeamento de vias”, afirmou Eveline.   A meta de atingir 100 quilômetros de ciclovia está com dois anos de atraso. A intenção foi anunciada em 2011 pela BHTrans, no lançamento do Pedala BH. A proposta era atingir esse objetivo já 2012, dobrando o trajeto até 2016 e atingindo 360 km em 2020.    A dirigente da BHTrans atribui a lentidão do projeto ao início da operação do Move. “A empresa responsável pela sinalização horizontal das vias estava deslocada para a pintura das faixas do Move”.    Reformulação   Após a Copa, a ciclovia existente na rua Fernandes Tourinho, região da Savassi, deverá sofrer intervenções. Após receber críticas de ciclistas, a pista exclusiva será deslocada para a faixa da direita, junto ao passeio. O estacionamento só será permitido na faixa da esquerda, evitando as constantes e perigosas invasões da área por motoristas. O mesmo processo será adotado nas ruas Rio de Janeiro e São Paulo.   “Agora seguiremos o projeto original. Fizemos dessa forma pois não queríamos causar resistência na população, principalmente nos motoristas”, disse Eveline. A pintura utilizada nas ciclovias também será reavaliada, bem como a largura das pistas.   Campanha de respeito ao ciclista   Para incentivar o uso das bicicletas pela população e a integração entre diferentes tipos de transporte, a BHTrans lançará, nos próximos meses, uma licitação para instalar 2.500 bicicletários pela cidade, priorizando áreas próximas às ciclovias já existentes e estações do Move.    Além disso, até outubro, serão instaladas 40 estações de bicicletas compartilhadas em BH.   Outra iniciativa será iniciar uma campanha de respeito do ciclista. Segundo a superintendente de Desenvolvimento de Projeto e Educação da BHTrans, Eveline Trevisan, o projeto segue os mesmos moldes do programa feito para os pedestres, recentemente.   “Dentro desta campanha haverá um trabalho específico para a Pampulha, pois lá há dois tipos de ciclistas, um de lazer e outro profissional. Quando houver mais pessoas usando a bicicleta na cidade, o respeito por eles também vai aumentar”, afirmou Eveline.     Depoimentos   Bruno Cruvinel “A topografia de BH não é desculpa para não investir em ciclovias. É preciso infraestrutura em grandes corredores, como na avenida Afonso Pena. Haveria utilização em massa” Gerente comercial de 32 anos que vai ao trabalho todos os dias de bicicleta   Henrique Mansur “Há muita falta de respeito ao ciclista em BH. Motoristas, motoqueiros e pedestres invadem as ciclovias. Há divergência até entre os próprios ciclistas sobre as melhorias” Ciclista competidor de 14 anos que defende a ampliação de ciclovias    Rafael Marinho “Ando só a passeio de bicicleta. Se houvesse mais ciclovias acho que eu andaria muito mais. A falta delas é ruim, pois é muito perigoso andar em grandes corredores de tráfego” Estudante de 23 anos que elogiou a iniciativa de compartilhamento de bikes.

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