Trincheira construída no local de maior fluxo de trânsito no perímetro urbano de Contagem será inaugurada nesta sexta-feira (19) à partir das 9h. Ela se encontra no entroncamento entre as avenidas David Sarnoff e Babita Camargos, na Cidade Industrial.

A obra é a maior de mobilidade dos últimos 30 anos da cidade, principal execução do Plano de Mobilidade Urbana de Contagem, que inclui ainda a construção de viadutos, terminais de integração de ônibus, corredores de trânsito e recapeamento asfáltico. Todo o pacote de obras soma investimentos de cerca de R$ 400 milhões, com obras já em execução ou em fase final de licitação.
 
A construção da trincheira elimina o cruzamento entre as avenidas David Sarnoff e Babita Camargos, permitindo aos motoristas que trafegarem pela David Sarnoff passem por baixo da estrutura, sem semáforos. Quem estiver na Babita Camargos passará por cima, reduzindo em 33% o tempo semafórico. Pelo local, transitam 70 mil veículos por dia, sendo 7 mil apenas no horário de pico, entre 18h e 19h.  

O trânsito na Trincheira do Itaú será totalmente liberado para passagem de veículos a partir das 12h. Os itinerários dos ônibus que tinham sido alterados durante as obras serão normalizados a partir da 0h de sábado. Os novos pontos de ônibus serão identificados com placas, mostrando as linhas que embarcam e desembarcam no local. Já a partir da sexta-feira (19), agentes da Transcon estarão na região orientando motoristas, pedestres e usuários do transporte coletivo.

Trincheira e cultura

Uma das novidades da Trincheira do Itaú é o fomento à cultura e à história da cidade. A trincheira teve suas paredes totalmente grafitadas por artistas. Os desenhos contam a história da cidade, desde a chegada dos portugueses até os dias atuais. No último sábado (13), cerca de 70 grafiteiros da cidade se reuniram para mostrar sua arte e grafitar o espaço.