O governador Fernando Pimentel visitou nesta quarta-feira (12) as obras de ampliação da captação de água no Sistema Rio Manso, em Brumadinho, na Região Metropolitana da capital mineira. A intervenção, realizada pela Copasa, vai garantir o abastecimento de cinco milhões de habitantes da Grande BH.

"Com essa obra concluída, vamos ter segurança para mais de 20 anos no abastecimento das cidades" afirmou o governador. Pimentel ainda fez questão de lembrar que o racionamento está descartado na região até o fim do ano, quando a obra deve ser finalizada. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10) pela Copasa.

Com investimento total de R$ 128 milhões, a intervenção consiste em captar 5 mil litros de água bruta por segundo do Rio Paraopeba. Por meio de 6,5 Km de adutores de aço, a água será bombeada para a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Manso, que integra o Sistema Paraopeba.

Atualmente, a Copasa capta, em média, nas três represas do Sistema (Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores) cerca de 5,5 mil litros de água por segundo. A obra no Paraopeba, em Brumadinho, está prevista para ser concluída no fim do mês de dezembro deste ano.

rio manso