Obra em restaurante se arrasta e fica mais cara

Iêva Tatiana - Hoje em Dia
24/09/2015 às 07:06.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:50
 (EUGÊNIO MORAES)

(EUGÊNIO MORAES)

Adiada pelo menos cinco vezes nos últimos dois anos, a reabertura do Restaurante Popular II, na região hospitalar de Belo Horizonte, ainda está longe de acontecer. A previsão é a de que o refeitório volte a funcionar somente no primeiro trimestre de 2016. Além do atraso, as obras sofreram reajuste de 41,9% no orçamento, passando de R$ 2,21 milhões para R$ 3,14 milhões.

Segundo a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), as alterações no cronograma – que previa a conclusão das intervenções em janeiro de 2014 – ocorreram em função da necessidade de adequações no projeto e de ajustes nas planilhas, já que o empreendimento ficou mais caro.

Em nota, a Sudecap informou que alguns serviços que não estavam previstos, inicialmente, precisaram ser feitos: “troca dos monta-cargas (três unidades), pois os existentes não estavam funcionando e encontravam-se em péssimo estado de conservação; reforma das câmaras frigoríficas, pois encontravam-se em péssimas condições e são de extrema importância para o funcionamento do restaurante; troca de todo o sistema de exaustão, que estava comprometido devido ao desgaste e à corrosão”, detalha o texto.

Impasse

Hoje pela manhã, membros da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal farão uma visita técnica ao canteiro de obras para levantar mais informações sobre prazos e recursos.

“Achamos por bem ir até lá para entendermos quais são as mudanças ou melhorias que estão sendo feitas e se os investimentos são visíveis. A área hospitalar de Belo Horizonte recebe muita gente da capital e de outras cidades para tratamento médico. O impacto do fechamento do restaurante na vida dessas pessoas é significativo, mas não estamos percebendo muito empenho da prefeitura”, afirma o vereador Adriano Ventura, membro da comissão e um dos requerentes da vistoria.

Em abril do ano passado, vereadores já haviam visitado o local para acompanhar as intervenções – iniciadas em julho de 2013. À época, a administração municipal assegurou que até dezembro último o refeitório voltaria a funcionar. “Mas, até agora, nada”, ressalta Ventura.

De acordo com a Sudecap, atualmente, o Restaurante Popular II passa pela reforma das câmaras frigoríficas, troca do sistema de exaustão, revestimentos cerâmicos nas paredes, instalação de lajes de piso na cozinha, higienização de panelas para recebimento de piso uretano autonivelante, requadros das canaletas para recebimento de grelhas e reforma das instalações elétricas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por