Obras de revitalização e alargamento do Anel Rodoviário devem começar em junho

Hoje em Dia
12/03/2014 às 20:39.
Atualizado em 20/11/2021 às 16:35

Daqui a 15 dias úteis deverá ser publicado o edital para a execução das obras de adequação de capacidade e melhorias do Anel Rodoviário de Belo Horizonte. A expectativa, caso não ocorra problema no processo licitatório, é que as obras sejam iniciadas em junho. O prazo para conclusão das intervenções é de dois anos. As datas foram apresentadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (12). Os três primeiros segmentos a receber a revitalização estão localizados nas interseções do Anel com as avenidas Amazonas, Ivaí e Pedro II. Estão previstos investimentos de R$ 400 milhões. Mas o montante pode chegar a R$ 600 milhões se forem consideradas as desapropriações. “Essas três intercessões foram escolhidas, por serem trechos com o trânsito mais volumoso, e mesmo com eles em andamento outras partes podem entrar em obra. Acreditamos que até o final de 2014, estejamos com o restante do projeto concluído, assim podendo ser licitado conforme tivermos disponibilidade financeira e orçamentária”, explicou o Diretor Geral do DER/MG, José Elcio Santos Monteze.   No planejamento funcional do Anel Rodoviário estão previstas faixas centrais, com vias laterais em toda sua extensão, sendo que nelas haverá faixas de trafego, onde privilegiará a circulação de veículos transporte de massa.   “Na audiência pública de hoje foi apresentado um plano de ataque de cada intervenção de forma que sejam feitas em etapas para que o impacto no trânsito seja a menor possível para o usuário”, acrescentou Monteze.   O diretor ainda informou que ao serem concluídos os 27 quilômetros do Anel Rodoviário, ao final devem ser investidos R$ 1,4 bilhão e se acrescentada a parte de desapropriação e assentamento, as obras atingiram um total de aproximadamente R$ 2 bilhões.   Principais intervenções Na Avenida Ivaí (praça São Vicente) com o Anel Rodoviário estão previstas a implantação de alças operacionais formando um binário para os Fluxos Centro/Bairro e Bairro/Centro, Trincheira Sob o Anel Rodoviário e eliminação do semáforo no cruzamento entre ela e a Abílio Machado.   Na área da Avenida Pedro II serão construídos novos viadutos dando continuidade nas duas marginais, eliminação do cruzamento em nível com semáforo, adequações nas larguras dos viadutos existentes e interligação do sistema de tráfego urbano com as vias marginais.   O maior número de obras acontecerão no encontro entre o Anel Rodoviário a Amazonas, neste ponto serão realizadas novos viadutos na via principal para adequação à seção e a configuração geométrica da avenida, implantação de viaduto direcional para o fluxo BR/381 (São Paulo) – BR/262 (Vitória), continuidade das marginais com a implantação de dois novos viadutos, novo viaduto sobre a linha férrea e metrô com 6 faixas de rolamento, além de implantação de viaduto sobre Rua Ilmenita.   Com DER/MG
 

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