A Gasmig vai iniciar nesta terça-feira (30) obras para ampliar a rede de gás natural no bairro Cruzeiro, região Centro-Sul de Belo Horizonte. As intervenções, realizadas em 17 ruas, estão previstas para durar até quinta-feira (1º).

"Durante a atividade de retirada do nitrogênio e entrada do gás natural da rede de distribuição, a população poderá ouvir barulhos, mas, reiteramos que o processo segue todas as normas de segurança e é acompanhado por profissionais preparados", garantiu a companhia. Ainda conforme a empresa, o serviço será monitorado por uma equipe técnica por 24h. 

Além disso, algumas vias pode ter o tráfego parcialmente interrompido. Após as intervenções, centenas de moradores do bairro vão contar com o fornecimento de gás natural subterrâneo. O serviço irá atender a residências, padarias, restaurantes, hotéis e quaisquer outros comércios que utilizem o gás em fogões e até para o aquecimento de água.

Após a conclusão da obra, o gás natural será oferecido para os moradores da avenida Afonso Pena, entre rua Mestre Lucas e rua Ramalhete, e ruas Mestre Lucas, Oliveira, Opala, Luiz Signorelli, Sabino Barroso, Alfenas, Cobre, Vitório Marçola, Artur Joviano, Emílio de Vasconcelos Costa, Cabo Verde, Muzambinho, Jornalista Jair Silva, Caracol, Ramalhete e Bambuí.

Gás natural

A gaseificação consiste na disponibilização do gás natural na tubulação para alimentar os condomínios e comércios aptos para receberem o energético. O energético é menos inflamável que os outros combustíveis. 

Ele ainda é mais leve que o ar, se dissipa rapidamente em caso de vazamento, o que diminui o risco de explosões. O gasoduto é subterrâneo, o que reduz o risco de acidentes e dispensa estocagem em recipientes de alta pressão (botijões).