Obras no parque Ipanema começam ainda neste ano

Daniel Antunes - Do Hoje em Dia
19/08/2012 às 09:17.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:34
 (José Barbosa/ACM/PM)

(José Barbosa/ACM/PM)

IPATINGA – Até dezembro, o Parque Ipanema, principal cartão-postal de Ipatinga, no Vale do Aço, será revitalizado. As obras no complexo de lazer projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx vão começar nos próximos dias e serão executadas por meio de parceria entre a Faculdade Presidente Antônio Carlos (Unipac) e a Prefeitura. Os valores não foram revelados.
Pelo projeto, as quadras poliesportivas irão receber piso e pintura nova, equipamentos e alambrados. A ponte e o deque da ilha também serão totalmente revitalizados. Os campos de futebol vão receber cuidados especiais.
Pelo cronograma, o Parque da Ciência terá os vidros trocados, a cobertura do terraço reparada e vai receber nova pintura.

“Outros reparos necessários também serão feitos.
Essas melhorias são importantes para o parque, que irá oferecer ainda mais benefícios para os usuários. Desde que foi criado, no início dos anos 1980, esta é a primeira vez que o parque passa por uma revitalização deste porte”, disse a secretária da Sesuma, Cláudia Brum.


Proteção ambiental

Tombado pelo patrimônio público, o Parque Ipanema é considerado como Área de Proteção Ambiental (APA Ipanema) e uma das maiores áreas verdes do país situadas dentro de um perímetro urbano.
São cerca de 12 mil árvores plantadas no complexo que oferece ainda pista para caminhada e corrida, lago com ilha, brinquedos, anfiteatro e palco para apresentação de shows e espetáculos.

“Executar essa iniciativa é defender o interesse da coletividade e a proteção de um complexo que envolve um milhão de metros quadrados de área verde”, afirmou Brum.

A prefeitura informou que as obras não vão interferir no projeto original de Burle Marx. “Vamos respeitar toda a estrutura”, garantiu a secretária.

“O parque já estava ficando com cara de abandonado, apesar de toda a beleza natural. Essas obras vão dar uma nova vida a esse lugar que é bastante agradável”, disse o estudante Maurício Lima, 32 anos, que gosta de fazer caminhada no complexo.
 

Leia mais na versão digital do Hoje em Dia

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por