A música 'Oh, Minas Gerais!', de autoria de José Duduca de Morais e Manoel Araújo, poderá ser o hino oficial do Estado de Minas Gerais. Pelo menos, essa é a proposta de uma emenda à Constituição, que passou na Comissão Especial e, agora, segue para análise em 2º turno no Plenário. 

Após reunião nesta quinta-feira (13), a Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) - destinada a apreciar a matéria - emitiu parecer de 2º turno favorável à aprovação da PEC na forma originalmente apresentada.

A proposição modifica o artigo 5º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Estadual, que trata da escolha do hino oficial do Estado de Minas Gerais, previsto no artigo 7º da Carta Magna do Estado.

Esse artigo consagra como símbolos do Estado a bandeira, o hino e o brasão, que devem ser definidos em lei. Contudo, o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, em seu art. 5°, prevê que caberá à Assembleia Legislativa escolher o hino por meio de concurso público.

A proposta é de autoria do deputado Isauro Calais (MDB) e mais um terço dos 77 deputados e teve como relatora a deputada Ione Pinheiro (DEM). 

Segundo os autores da matéria, por duas vezes a ALMG promoveu esse concurso sem que nenhuma composição fosse escolhida, pois todas deixavam a desejar, seja na rima, seja na métrica, ficando o Estado de Minas Gerais, até agora, sem nenhum hino oficial que o identifique.

Letra de "Oh, Minas Gerais!"

Oh! Minas Gerais
Oh! Minas Gerais
Quem te conhece
Não esquece jamais
Oh! Minas Gerais

Tuas Terras que são altaneiras
O seu céu é do puro anil
És bonita oh terra mineira
Esperança do nosso Brasil

Tua lua é a mais prateada
Que ilumina o nosso torrão
És formosa oh terra encantada
És orgulho da nossa nação

Oh! Minas Gerais
Oh! Minas Gerais
Quem te conhece
Não esquece jamais

Oh! Minas Gerais

Teus regatos a enfeitam de ouro
Os teus rios carreiam diamantes
Que faiscam estrelas de aurora
Entre matas e penhas gigantes

Tuas Montanhas são preitos de ferro
Que se erguem da pátria alcantil
Nos teus ares suspiram serestas
És altar deste imenso Brasil

Oh! Minas Gerais
Oh! Minas Gerais
Quem te conhece
Não esqueces jamais
Oh! Minas Gerais.