Olho Vivo chega a municípios do Sul de Minas Gerais

Margarida Hallacoc - Hoje em Dia
13/05/2013 às 06:55.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:37

Dois municípios do Sul de Minas serão beneficiados pelo Olho Vivo, sistema de videomonitoramento por meio de câmeras de segurança instaladas nas principais vias onde os índices de violência são maiores. Para implantar a segurança eletrônica, o Governo do Estado vai investir R$ 1 milhão em cada um deles. A contrapartida é a aplicação de R$ 150 mil para a manutenção do sistema na respectiva cidade.

Em Passos, a notícia da instalação do equipamento levou mais tranquilidade à comerciante Vanessa Santos, proprietária de uma loja de roupas na rua Antônio Carlos, uma das mais movimentadas da cidade.

Vítima de assaltos, ela se uniu aos demais comerciantes, no ano passado, para instalar equipamentos de vigilância na área. “Esperamos muito por essa iniciativa do poder público e será muito bem-vinda, pois todos sentem medo. Vários colegas tiveram os estabelecimentos roubados”, comentou.

Pelo convênio, em Passos serão instaladas, a partir de agosto, 16 câmeras em áreas de alta incidência de crimes.

Nova secretaria

Em Pouso Alegre, também contemplada com o sistema de monitoramento eletrônico, a preocupação com segurança levou o prefeito Agnaldo Perugini a criar, nesta semana, a Secretaria de Defesa Social.

O secretário Antônio Carlos Mendes foi empossado com a missão de ajudar a cidade a se tornar um lugar mais seguro para viver.

Entre as atribuições do novo secretário, está o comando do Olho Vivo, que inclui treinamento de pessoal e planejamento de custos, como aluguel, água, energia elétrica e telefone, que, conforme o convênio com o Estado, fica por conta do município beneficiado. “A cidade está crescendo muito e atraindo pessoas com a promessa de emprego. Com isso, os moradores ficam cada vez mais temerosos com tanta gente nova nas ruas. São tantos assaltos e roubos que ficamos com mais medo”, testemunha o comerciante, João Evangelista de Oliveira, que viu a loja vizinha ser assaltada várias vezes.

Guarda Municipal

Em Alfenas, o monitoramento eletrônico é feito 24 horas pela Guarda Municipal nas principais ruas do Centro desde 2006, o que levou à redução da criminalidade em até 80%, de acordo com a corporação. Nelas, os flagrantes são quase diários, mas o ‘olho eletrônico’ permite ação rápida da polícia.

“Três menores foram flagrados saindo correndo de uma loja, atitude que levou a polícia a cercá-los. O material furtado foi recuperado. Sem as câmeras, uma ação como essa não seria possível em tão curto espaço de tempo”, testemunha o comerciante João Lúcio Braga.

Segundo ele, no início, muita gente reclamava da falta de privacidade. “As pessoas se acostumaram, porque há câmeras em todo lugar, nas lojas, nos restaurantes, nas farmácias, supermercados e dão segurança”. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por