A Organização Regional de Combate ao Câncer (Orcca) irá doar, nesta sexta-feira (15), a partir das 11h30, 20 perucas para mulheres assistidas pela instituição que estão em tratamento contra o câncer, mas que não podem pagar pelo acessório. A ação acontecerá no bairro Jardim Brasília, em Betim, na Grande BH. 

Como explica a Orcca, muitas mulheres, ao serem diagnosticadas com câncer, precisam enfrentar um desafio duplo: além da jornada das sessões de quimio e radioterapia, a queda dos cabelos, provocada pelo uso dos medicamentos, mexe com a autoestima da paciente, podendo gerar quadros de depressão e ansiedade. 

A ação desta manhã visa minimizar esse sofrimento. As peças foram confeccionadas pela ONG Fio de Luz, que desde 2009 criou uma fábrica no bairro Jardim Leblon, região de Venda de Nova, em BH, onde produz cerca de 200 modelos por mês.

A agente comunitária de saúde, Elaine Martins dos Santos, 48, em tratamento contra um câncer de mama, desde agosto de 2018, é uma das 20 pacientes que estará na Orcca nesta sexta-feira para receber as perucas confeccionadas pela ONG Fio de Luz. 

Apesar de ainda ter dificuldade para aceitar a perda dos cabelos, decorrente das sessões de quimioterapia, ela reconhece o valor dessa doação para a sua autoestima. "O que mais dói para uma paciente é o preconceito. Esta doença, infelizmente, ainda é muito vista como uma sentença de morte. Quando as outras pessoas nos veem careca, este preconceito só aumenta. Então para evitar certos tipos de olhares, a peruca ajuda a enfrentar essa fase com mais força e perseverança", afirmou. 

Doação de 20 perucas para pacientes com câncer
Local: ORCCA (Organização Regional de Combate ao Câncer)
Endereço: Rua Hum, 337 – bairro Jardim Brasília – Betim | MG
Data e horário: 15 de março, sexta-feira, às 11h30