OP: participativo e digital, mas com obras paradas no tempo

Danilo Emerich - Hoje em Dia
25/03/2013 às 07:22.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:13
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

Aprovadas com 37.411 votos, as nove obras ganhadoras do Orçamento Participativo (OP) Digital de 2011 da Prefeitura de Belo Horizonte não têm sequer os projetos executivos concluídos. Pela previsão feita há dois anos, as intervenções deveriam estar em curso, mas nem as licitações aconteceram.
 
Até a semana passada, nem um projeto do OP Digital 2011 havia chegado à Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), conforme a assessoria de imprensa do órgão. Por enquanto, só existem os anteprojetos das obras – os mesmos esboços apresentados à população para a votação.
 
O OP Digital foi tema de matérias do Hoje em Dia, em novembro e dezembro de 2011. As nove intervenções estão orçadas em R$ 5,5 milhões cada. Em três regionais, serão instaladas câmeras de monitoramento. Em quatro haverá melhorias viárias e nas restantes, tratamentos de fundo de vale.
 
 
Sem retorno
 
No caso da obra mais votada do OP Digital – a revitalização de um trecho da rua Antônio Eustáquio Piazza, no Tirol (Barreiro) –, a demora frustra moradores. A mobilização deles garantiu 7.052 votos (43,2%).
 
A proposta previa aumento da via, deslocamento de postes e adequação de canteiros e calçadas, além de passarelas e novas baias para ônibus. Segundo o líder comunitário Antônio de Castro Siqueira, a única ação da prefeitura foi enviar técnicos ao local. “Estamos nos organizando para cobrar pelo menos o projeto. A obra é importante, apesar de não resolver em definitivo o problema”.
 
 
Expectativa
 
No bairro Santa Maria, na zona Norte, a comunidade espera para maio o lançamento da licitação para a elaboração do projeto executivo do tratamento de fundo de vale da avenida Basílio da Gama. O prazo foi dado pela prefeitura a um grupo de moradores, no último dia 18.
 
“Já deveria ter começado e estamos cobrando, mas acredito que as eleições atrapalharam”, afirma um dos membros da comissão, Nilton César Moreira, de 47 anos.
 
Leia mais na Edição Digital do Hoje em Dia.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por