Operação contra extração ilegal de areia no Rio Paraopeba termina com um preso

Hoje em Dia
01/10/2015 às 12:50.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:54
 (Polícia Civil)

(Polícia Civil)

Uma pessoa foi presa em flagrante na Operação Tempestade de Areia, que combate a extração ilegal de areia na bacia hidrográfica do Rio Paraopeba. Os mandados foram cumpridos em Fortuna de Minas, Inhaúma e Paraopeba, na região Central de Minas e em Contagem, na Grande BH. A atividade era realizada sem a autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), nem licença ambiental da Secretaria de Estado Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável (SEMAD).

O Rio Paraopeba é o que abastece a Região Metropolitana de Belo Horizonte e sofre constante assoreamento devido ao grande número de extração ilegal de areia no leito do rio.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo que cinco em pontos de extração de areia na bacia hidrográfica do Rio Paraopeba e o quarto em um depósito de areia em Contagem, sob suspeita de compra do produro extraído ilegalmente.
 
Além da detenção, a Polícia Federal (PF) apreendeu três dragas que atuavam ilegalmente na extração de areia no leito do Rio Paraopeba. Uma das dragas estava em pleno funcionamento na hora da abordagem policial.

Participaram da operação 22 Policiais Federais, 8 fiscais da SEMAD MG e 2 auditores fiscais da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais. Outras pessoas identificadas como sócias da atividade ilegal e que se beneficiavam da compra e venda do material, poderão ser indiciadas.

A operação foi realizada em conjunto com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais que fiscalizou os locais de extração mineral e com a Secretaria de Estado da Fazenda do Estado, que fiscalizou a empresa sob suspeita de comprar a areia extraída ilegalmente.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por