Operação contra pirataria apreende três caminhões de mercadorias em shopping popular

Rosildo Mendes - Hoje em Dia
19/03/2013 às 12:46.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:01
 (MP/Divulgação)

(MP/Divulgação)

Cerca de três caminhões lotados de mercadorias pirateadas saíram do Shopping Tupinambás, na área central de Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira (19). Os produtos foram aprendidos durante uma operação conjunta do Grupo Interinstitucional de Combate à Pirataria, que conta também com a participação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Polícia Militar, Prefeitura de Belo Horizonte, Receita Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Instituto de Criminalística.

Ao todo, os agentes dos órgãos envolvidos fiscalizaram 15 boxes do Shopping Tupinambás. Segundo o MPE, foram necessários três caminhões para deslocar a mercadoria recolhida. O objetivo da ação foi recolher mercadoria pirata e com suspeita de contrabando, além de verificar possíveis casos de sonegação fiscal. CDs, DVDs, televisores, documentos, todo material apreendido será analisado pela Receita Federal e Polícia Civil, que deverá abrir inquéritos para apurar os casos. A Polícia Militar, ainda não informou se houve prisão de suspeitos durante a operação.

Crimes

Entre os possíveis crimes praticados no local estão a pirataria e o contrabando ou descaminho, além de sonegação fiscal. Os suspeitos serão enquadrados nos artigos 184 e 334 do Código Penal e na Lei n.º 4729/65. A pena para pirataria varia de três meses a um ano de detenção, e multa. Já para o contrabando as penas são mais severas, podendo variar de um a quatro anos de reclusão.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por