Pelo menos quatro pessoas já foram presas e três menores apreendidos durante a operação "Guardião Belorizontino", desencadeada na manhã desta terça-feira (23), pela Polícia Militar. A previsão é a de que os trabalhos prossigam pelas próximas 24 horas. O objetivo, segundo a corporação, é aumentar a sensação de segurança na capital.

Ao todo, são cumpridos 137 mandados judiciais, sendo 58 contra adolescentes infratores e 19 de prisão. Os principais crimes cometidos são homicídio, tráfico de entorpecentes, roubo e furto. Buscas e apreensões também são realizadas em 60 residências. 

Coordenada pela Comando de Policiamento da Capital (CPC), a ação conta com quase 1.800 policiais e 700 viaturas que percorrem toda a cidade. A PM não concedeu detalhes dos trabalhos realizados. Um balanço dos materiais recolhidos ainda será divulgado. Até o momento, já houve apreensão de maconha - dois tabletes e até mudas da erva.

Operação da PM contra a criminalidade prende quatro pessoas e apreende três menores
Mudas de maconha apreendidas durante operação 

Crime

Desta vez, não só os aglomerados foram alvos da ação. Bairros nobres como Savassi e Lourdes, por exemplo, tiveram a presença de militares para coibir os mais vários crimes. Na Savassi, um estabelecimento que funcionava como jogo de azar foi fechado. Lá, os policiais apreenderam oito máquinas de caça-níquel, uma de jogo de bicho e R$ 327,81 em dinheiro.

Locais considerados violentos, como os aglomerados da Serra, Alto Vera Cruz e Cabana do Pai Tomás, também tiveram a operação. Em alguns pontos, a PM contou, inclusive, com helicópteros da corporação para auxiliar nas buscas dos suspeitos.

Prisões e apreensões  

Um dos presos tem envolvimento com o tráfico de drogas, mas a identidade dele não foi revelada. Os menores, que não tiveram as idades informadas, são reincidentes na prática de ato infracional. Os delitos cometidos pelos adolescentes também não foram divulgados. Denúncias anônimas recebidas pela corporação, que possam ter relação com os crimes, são averiguadas.

Leia mais:
Operação da PM contra a criminalidade prende quatro pessoas e apreende três menores