Operação encontra dez pontos de captação irregular de água na represa Várzea das Flores

Hoje em Dia
11/06/2015 às 17:34.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:26
 (Thiago Rangel/ Divulgação)

(Thiago Rangel/ Divulgação)

Em uma operação que fiscaliza desde a última segunda (8) o uso dos recursos hídricos na represa Várzea das Flores, Região Metropolitana de Belo Horizonte, flagrou dez pontos de captação irregular de água, além de apreender animais e materiais para pesca e encontrar áreas de desmate e lançamento inadequado de esgoto.

Um dos três reservatórios que compõem o Sistema Paraopeba, Várzea das Flores está, atualmente, com 38,5% da capacidade. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, se estende até sexta (12). Ao todo, participam 40 agentes, entre técnicos da Semad e policiais. A operação acontece nos municípios de Contagem e Betim, onde está localizado o lago.

Foco

O principal objetivo das ações é verificar a regularidade das propriedades e empreendimentos no uso dos recursos hídricos. Também estão sendo observadas outras irregularidades como desmatamento e intervenções em locais irregulares, especialmente nas Áreas de Preservação Permanente (APP), nas margens da represa e de cursos d´água.

Várzea das Flores é um contribuinte da sub-bacia do rio Paraopeba, que pertence à Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e tem grande importância para o abastecimento de água de Betim, Contagem e de parte de BH. O local é muito utilizado pela população do entorno como área para pesca e banhos e para construção de residências de luxo e atividades voltadas para o lazer.

A represa está inserida na Área de Proteção Ambiental Várzea das Flores, que protege a lagoa. A unidade de conservação foi criada em 2006 e possui 12,2 mil hectares de área. A Operação terá a participação de 50 pessoas entre fiscais do Sisema e integrantes da Polícia Militar de Meio Ambiente.

De acordo com a secretaria, quem for flagrado retirando água da bacia sem a devida autorização está sujeito a advertência, multa, suspensão, embargo e ter o equipamento de captação lacrado. A operação segue até esta sexta-feira (12).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por