A Prefeitura de Belo Horizonte vai promover uma ação preventiva contra alagamentos na avenida Vilarinho, em Venda Nova, entre os dias 21 e 25 de outubro. As medidas antecedem o período chuvoso e buscam reduzir os impactos na região. 

Na segunda-feira (21), às 8h30, as equipes vão fazer a limpeza de bocas de lobo e de redes de drenagem pluvial com a utilização do caminhão hidrojateador. A intervenção também vai substituir grelhas danificadas; autuação fiscal e remoção de resíduos descartados irregularmente ao longo de toda a avenida e vias adjacentes; revitalização de pontos limpos; limpeza de córregos e afluentes que deságuam no Vilarinho; retirada de faixas e cartazes irregulares; e, ainda, apreensão e retirada de carcaças de veículos do passeio e em vias públicas.
 
Uma campanha educativa também vai orientar moradores e comerciantes quanto aos dias e horários da coleta domiciliar, bem como cuidados para prevenir a dengue.

Chuva avenida Vilarinho

O período chuvoso provoca alagamentos na avenida Vilarinho, em Venda Nova

 
A Operação Pente Fino é coordenada pela Gerência de Limpeza Urbana da Regional Venda Nova, que até o mês de setembro removeu dos córregos 1.200 toneladas de resíduos como lixo, pneus, objetos como móveis, eletroeletrônicos de vários tipos e tamanhos, carrinhos de supermercados, brinquedos, roupas e calçados, animais mortos e até carcaças de veículos. O gasto aproximado foi de R$ 2 milhões.

“A região de Venda Nova possui 23 córregos e a maioria dos que deságuam no canal da avenida Vilarinho já foi contemplada com três limpezas. Os demais serão limpos, pela terceira vez no ano, até o mês de novembro. As bacias de detenção de cheias – Várzea da Palma e Vilarinho – também passaram por limpeza e retirada de sedimentos”, explica o gerente Clarício Tolentino de Aguiar.

Leia mais:
Desapropriações à vista: PBH inicia processo para dar largada às obras contra enchentes na Vilarinho
Defesa Civil faz simulado para evitar mortes em enchentes
Avenida Vilarinho vai ser fechada neste sábado para simulado contra inundações