O outono começa na madrugada do próximo domingo (20) com expectativa de chuvas acima da média para parte de Minas Gerais. Conforme o hidrometeorologista Arthur Chaves de Paiva Neto, da Cemig, as precipitações serão mais intensas nas regiões Sul, Leste e Jequitinhonha.

Para as regiões Noroeste e Oeste as chuvas devem ficar abaixo da média. Nas demais áreas, são esperadas pancadas dentro da média. “Em abril, teremos o mês mais chuvoso, mas é em junho que as chuvas ficarão acima da média, lembrando que a média desse mês é baixa”, explica Arthur.

De acordo com Paiva Neto, neste ano haverá diminuição da influência do fenômeno El Niño no Estado. Com isso, as temperaturas ficarão acima da média no Noroeste e no Oeste e abaixo no Leste, Sul e Zona da Mata, principalmente em abril e maio. Nas demais regiões, as temperaturas ficarão mais próximas da média.

Outra característica da estação, explicou o especialista, é que a atmosfera fica mais seca, podendo atingir valores abaixo de 30% em alguns dias de maio e junho.

Durante o outono ocorrerá a formação de inversão térmica, quando a temperatura na superfície é menor do que nos níveis acima da atmosfera, fazendo com que os poluentes não se dissipem rapidamente e, consequentemente, piorando a qualidade do ar nas cidades. Esse fenômeno ocorre com maior frequência no fim de maio e em junho.

O outono termina às 19h34 de 20 de junho próximo, quando tem início o inverno.